Bem-vindo ao blogue da nossa turma

Temos o prazer de apresentar o nosso trabalho realizado no ano lectivo 2007 -2008

Cidade de Chaves

Cidade de Chaves
O Concelho de Chaves está situado no norte de Portugal, na província de Trás-os-Montes, distrito de Vila Real, região do Alto Tâmega.

Escola Básica 2,3 Dr. Francisco Gonçalves Carneiro

Escola Básica 2,3 Dr. Francisco Gonçalves Carneiro
Esta escola é uma das escolas básicas situada na cidade de Chaves.
______________________________________________

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Grupo n.º4

Maria Rodrigues
Tânia Alfama
Rubén Teixeira
Tatiana Rodrigues

Tema: O tabagismo

Neste trabalho vamos falar sobre o tabagismo, a constituição do tabaco, as doenças que provoca o tratamento e a sua origem.

__________________________________________________
O Tabagismo


O tabagismo é uma toxicomania caracterizada pela dependência psicológica do consumo de tabaco.
A dependência decorre dos efeitos de uma substância sobre o organismo, o que vai provocar uma vontade irresistível de a voltar a consumir. As dependências físicas e psicológicas andam habitualmente associadas. Uma vez instalado o hábito de consumir determinada substância, torna-se difícil abandoná-lo definitivamente.

Substâncias tóxicas

Na fumaça do cigarro já se isolaram 4.720 substâncias tóxicas, as quais actuam sobre os mais diversos sistemas e órgãos.
Contém mais de 60 cancerígenas, sendo as principais:

Nicotina - é a causadora do vício e diminui a chegada do sangue aos tecidos e ao sistema nervoso central (nicotina é um veneno de rara violência, comparável ao cianeto).
Uma só gota de nicotina pura, extraída de uma folha de tabaco e deposta sobre o olho de um cão, matá-lo-á instantaneamente. Assim, um maço de cigarros contém o equivalente a muitas gotas. Se o fumador resiste, todo o sistema de defesas é reforçado, inicialmente: desenvolvem-se enzimas capazes de destruir completamente as toxinas de um cigarro. No entanto o corpo é submetido a uma rude prova.
Monóxido de Carbono - é o mesmo gás que sai dos escapes de automóveis, e como tem mais afinidade com a hemoglobina do sangue do que o próprio oxigénio, toma o lugar do oxigénio, deixando o corpo do fumante - activo ou passivo - totalmente intoxicado;
Alcatrão - é altamente cancerígeno, dando início à formação de tumores.
Propilenogoglicol (CaHgO2) - Usado em desodorizantes. Faz a nicotina chegar ao cérebro. Também utilizado como humidificador para hidratar o tabaco.
Benzopireno - substância que facilita a combustão existente no papel que envolve o fumo;
Pólvora - Liberta partículas cancerígenas quando queimada. Facilita a combustão do cigarro e a produção de uma fumaça suave. Provoca tosse, falta de ar e irritação das vias respiratórias.
Methoprene - Insecticida usado em anti pulgas. Provoca irritações na pele e lesões no aparelho respiratório.
Cádmio (CD) - Usado em pilhas e baterias. Metal altamente tóxico e cumulativo no organismo. Causa danos nos rins e no cérebro. Corrói o trato respiratório, provoca perda de olfacto e edema pulmonar. Leva até 20 anos para ser expelido.
Naftalina (C1OH8) - É usado para matar baratas. Gás venenoso sintetizado em forma de bolinhas. Provoca tosse, irritação na garganta, náuseas, transtornos gastrointestinais e anemia.
Terebintina - Usado para diluir tintas a óleo e limpar pincéis. Tóxico extraído da resina dos pinheiros. A inalação irrita os olhos, rins e mucosas. Pode provocar vertigens, desmaios e danos no sistema nervoso.
Sileno (C8H10) - Presente na tinta das canetas. Inflamável e cancerígeno. A inalação irrita os olhos, causa tonturas, dor de cabeça e perda de consciência.
Butano (C4H10) - Gás de cozinha. Mortífero e altamente inflamável. Quando inalado, substitui o oxigénio no pulmão e é bombeado para o sangue. Causa falta de ar e problemas de visão.

Algumas consequências a nível do organismo

Os efeitos combinados de todos estes produtos têm consequências que estão longe de ser inofensivas.
O ritmo cardíaco de um fumador está permanentemente a ser aumentado: em média, dez batimentos suplementares por minuto, ou seja, cinco milhões por ano. O coração cansa-se e fragiliza-se mais depressa. A longo prazo os fumadores arriscam-se a crises cardíacas, a ruptura de artérias, acidentes vasculares cerebrais e outros que atingem as veias e artérias.
Os brônquios também sofrem bastante. O alcatrão irrita as mucosas, impede a limpeza das vias respiratórias e os pulmões ficam obstruídos. Os brônquios dos grandes fumadores comportam todos os anos mais de cem gramas de alcatrão. O fumador tem normalmente uma respiração curta porque tem falta de oxigénio. Desta forma as capacidades físicas ficam diminuídas.
Por outro lado, além do alcatrão, também é inalado monóxido de carbono em cada inspiração de cigarro. O monóxido de carbono diminui a capacidade sanguínea de transporte de oxigénio. Normalmente, os fumadores, tossem muito e sofrem frequentemente de bronquite crónica ou de pneumonia. Podem também desenvolver cancro de pulmão e das vias respiratórias (boca, faringe, laringe e esófago).

Será um problema que acontece só aos outros?
NÃO.
A prevenção é a grande aposta para evitar o confronto com este problema.
Formas de prevenção:
A primeira e melhor forma de prevenir começa no diálogo com os pais, os amigos, o parceiro(a), os colegas, e os professores. Os pais são muitas vezes os primeiros agentes de prevenção do consumo de drogas (o tabaco é considerado uma droga). São os pais que, melhor do que ninguém, conhecem os seus filhos e os podem ajudar.
A prevenção pode começar mas não termina com a adolescência. É necessário prevenir-se todos os dias para não cair na tentação do consumo.

Causas que podem levar à toxicodependência:
Estudos recentes apontam como factores fundamentais a curiosidade e o gosto do risco, próprios da adolescência e juventude. Outras vezes é a pressão dos amigos que vêem no consumo de drogas uma forma de se afirmar e de ser adulto.

Fumador passivo

Os fumadores não são os únicos expostos à fumaça do cigarro pois os não fumadores também são agredidos por ela, tornando-se fumadores passivos.
Os poluentes do cigarro dispersam-se pelo ambiente fazendo com que os não fumadores, próximos ou distantes dos fumadores, inalem também as substâncias tóxicas.
Dependendo da ventilação do local e da concentração de fumaça de cigarros, em oito horas uma destas pessoas pode aspirar o equivalente de 1 a 4 cigarros fumados. As crianças são as mais atingidas, apresentando maior frequência de problemas respiratórios agudos.
Estudos comprovam que filhos de pais fumadores apresentam uma incidência três vezes maior de infecções respiratórias (bronquite, pneumonia, sinusite) do que filhos de pais não fumadores.

Algumas curiosidades dos fumadores passivos


· 22 anos de vida é o que perdem as pessoas que fumam a vida toda, segundo cálculos da Organização Mundial de Saúde;

· 90% das mortes de cancro no pulmão são provocadas pelo fumo, que também é responsável por 85% das mortes por doenças pulmonares como enfisema;

· 25% das mortes provocadas por doenças coronárias (enfarte, por exemplo) e cérebro vasculares (como o derrame) são provocadas pelo fumo.

Fumar ou não durante a gravidez?

Fumar durante a gravidez significa:
- Um risco quatro vezes acrescido de o bebé sofrer de bronquite, inflamação dos brônquios e pneumonia nos primeiros anos de vida;
- Quatro vezes maior probabilidade de morte súbita;
- Risco de dar à luz um bebé com baixo peso e mais frágil;
- Reduzir as hipóteses de amamentar e a duração da amamentação.


Programas de apoio

Sabia que 95% dos fumantes deixam de fumar sozinhos, sem participar em nenhum programa de apoio. Você também pode conseguir!
Que tal começar por fazer um teste para conhecer melhor o seu padrão de fumar?


1- Depois de acordar, quando fuma o primeiro cigarro?

Dentro de 5 minutos = 3
Entre 6-30 minutos = 2
Entre 31-60 minutos = 1
Após 60 minutos = 0


2- Acha difícil não fumar em lugares proibidos?

Sim = 1
Não = 0


3- Qual o cigarro que lhe traz mais satisfação?

O primeiro da manhã = 1
Outros = 0


4- Quantos cigarros fuma por dia?

Menos de 10 = 0
De 11 a 20 = 1
De 21 a 30 = 2
Mais de 31 = 3


5- Fuma mais frequentemente pela manhã?

Sim = 1
Não = 0


Confira o seu o grau de dependência do cigarro:
0-2 pontos = muito baixo
3-4 = baixo
5 ponto = médio
6-7 pontos = elevado
8-10 pontos = muito elevado

Agora avalie o seu resultado:

Se atingiu até 4 pontos, poderá ser mais fácil conseguir parar de fumar.
Se conseguiu 5 pontos, procure informar-se mais sobre os problemas relacionados com o tabagismo.
Se somou entre 6-10 pontos, procure a ajuda do seu médico de confiança para o ajudar a parar de fumar.

Nota: O tabaco funciona como todas as drogas que causam dependência (como o álcool, cocaína ou heroína). É normal, portanto, que os primeiros dias sem cigarros sejam difíceis.

Inquérito
Tabagismo

1- Já fumaste algum cigarro? Sim __ Não __ (se respondeste não responde apenas à questão 2)
2- Se não fumas, porque o não fazes? (assinala com uma cruz)
Os pais não deixam ______ Faz mal à saúde ______ Não gostas______
3- Actualmente fumas? Sim __ Não __
4- Que idade tinhas quando fumaste o primeiro cigarro? ____ anos.
5- Fumas: diariamente ____ de 2 em 2 dias ____ uma vez por semana ____ uma vez por mês ____
(assinala com uma cruz)
6- Por que fumas? Para ser igual aos teus companheiros ____ Para ser como os adultos ____ Porque é agradável ____ Porque és nervoso ____ Porque não consegues abandonar ____ (assinala com uma cruz)
_________________________________________________



Sem comentários: